PEDRA DE VITÓRIA


Até aqui nos ajudou o SENHOR  - I Samuel 7.12-13

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Assim os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR, contra eles todos os dias de Samuel.” 
Queridos irmãos, porque será que logo após a vitória na batalha Samuel ergueu uma pedra, colocou-a entre Mispa e Sem e a chamou Ebenézer que significa pedra de ajuda?
Quais foram os significados deste ato?

ORHOR 
Explicação sobre o momento bíblico

O contexto da Palavra de Deus nos revela que, naquela época o povo de Israel havia se corrompido, afastando-se dos mandamentos do SENHOR, entristecendo em muito o coração de Deus. Os filhos do sacerdote Eli, assim como todo o povo desafiavam todos os dias os mandamentos do Deus. Nesse contexto os filisteus lutaram contra os israelitas que por estarem em rebeldia contra o SENHOR, foram derrotados, pois Deus não lutou  junto a eles no campo da batalha. Acreditando que se levassem a Arca da Aliança para a batalha sairiam-se vencedores, mas novamente foram derrotados e ainda, a Arca da Aliança foi tomada pelos filisteus, morreram naquele momento mais de 20000 israelitas juntamente com Hofni e Finéias filhos de Eli que também morreu ao saber tudo o que havia ocorrido com o povo de Israel e a Arca do Senhor.

Os filisteus levaram a Arca para a casa de dagon, seu deus, e por dois dias seguidos após levantarem-se de madrugada encontraram a estatua de dagon caída e na segunda vez, além de caída esta com os braços e a cabeça arrancada, isso aterrorizou muito os filisteus. Durante sete meses Deus feriu muito o povo de Asdode, não suportando a situação os filisteus devolveram a Arca para o povo de Israel.

A partir de então a Arca ficou na casa do SENHOR, e, foi tanto tempo, que durante vinte anos o povo se arrependeu de ter abandonado os caminhos de Deus. Foi então que Samuel falou a toda casa de Israel, se é de todo coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e, preparai o coração ao Senhor, e somente a Ele sirvam.

O povo de Israel achou boa aquela palavra, e arrependeram-se de sua rebeldia, voltando-se novamente para Deus.

Então  o SENHOR esteve novamente com toda a nação de Israel que encorajou-se a lutar contra os filisteus, onde os inimigos viram a glória de Deus que através de relâmpagos e trovões reforçou o povo de Israel da batalha até a vitória.

E foi após essa conquista que Samuel ergueu a pedra da vitória.

Podemos encontrar nesse contexto três significados para a pedra de Ebenézer.


O PRIMEIRO: Aquela pedra era um MARCO DE VITÓRIA

Depois que Samuel levantou a pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar. Ao olhar para ela lembravam-se que naquele lugar os filisteus foram derrotados nos tempos de Samue  “... e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra os filisteus todos os dias de Samuel.”
                                                              
Um marco de vitória funciona como uma representação de nossas conquistas, podemos usar como exemplo o título de um time de futebol que após conquistado nunca mais é tirado, o troféu é o marco dessa vitória, também podem ser nossas conquistas pessoais, um produto, um curso, uma cura, um milagre, tudo isso é conquistado através da presença de Deus, podemos dizer que é um marco da vitória com Deus sobre nossas vidas.

E vocês meus queridos irmãos e irmãs, já estabeleceram os seus marcos de vitória, se ainda não, então faça isso já, faça de tal modo que ao olhar para as bênçãos que Deus concede sobre suas vidas, você se alegre ao perceber que há em suas histórias grandes bênçãos e conquistas, que nunca mais o inimigo poderá tomá-las de você, grandes avanços e grandes obras realizadas que nunca mais serão desfeitas.


SEGUNDO SIGNIFICADO: Aquela pedra era um ALTAR DE GRATIDÃO

Ao passar por aquele local, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus que expulsou e destruiu os filisteus, com seus raios e trovões. Pois quando Deus, firma uma aliança com seu povo, de modo algum esta poderá ser revogada.

Gálatas 3.15 “Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.”

Muitas pessoas vivem reclamando da vida, e, até mesmo de Deus, pois esquecem facilmente o quanto o SENHOR tem feito por elas, se tornam amargas, insatisfeitas e ingratas. Faça o seguinte: registre as bênçãos que Deus lhe concedeu em um diário mental, e lembrem-se todos os dias dessas bênçãos, você verá que Deus nunca esteve ausente de sua vida.

Levantem irmãos “ALTARES DE GRATIDÃO”  das bênçãos que lhes foram dadas por Deus, para jamais esquecer tudo o que Ele tem feito por vocês, tudo o que Deus tem lhes concedido.
                                               Portanto dêem Glórias a Ele todos os dias!!!


TERCEIRO SIGNIFICADO: Aquela pedra era um TRAMPOLIM DE FÉ

Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel poderia também livrá-los nos seus dias. 
Hebreus 13.8 “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”

Precisamos exaltar a perseverança que Deus tem sobre nossas vidas, pois, como Soberano e Criador, com toda sua obra, Ele ainda se preocupa com cada um de nós como se fossemos únicos, Devemos firmar nossa fé n´Ele, pois somente no crer fielmente é que podemos ver e sentir o mover de Deus sobre nossas vidas.

Ao olhar suas conquistas e avanços, seu coração tende a crer mais ainda no poder de Deus. Esse é o efeito que o testemunho causa aos ouvintes: entra com fé em seus corações. As nossas experiências com Deus no passado no passado são “trampolins de fé”, onde podemos nos lançar nos braços de Deus, confiando nele todo o nosso coração, como crianças que se jogam nos braços do pai.

Repita sempre os seus testemunhos pessoais das bênçãos e conquistas, avanços que o SENHOR operou em sua história e das manifestações do poder de DEUS em sua vida, pois além de instalar fé em seus ouvintes, vocês terão também a sua fé renovada e fortalecida. E estará em condições de experimentar ainda mais o mover de Deus daqui para frente, vivendo de fé em fé.

Ao garantir a memória das vitórias que Deus nos dá estamos contribuindo para erguer MARCOS DE VITÓRIA, ALTARES DE GRATIDÃO E TRAMPOLINS DE FÉ, de onde poderemos nos lançar para desafios ainda maiores.

Deus seja louvado

Amém!!!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India